07/04/2013

7 DE ABRIL DIA MUNDIAL DA SAUDE 2013 - Blogagem Coletiva BU




Dia Mundial da Saúde é comemorado em 07 de abril para marcar o aniversário da fundação da WHO ( WORLD HEALTH ORGANIZATION ) , em 1948. A cada ano um tema é selecionado para o Dia Mundial da Saúde, que destaca uma área prioritária de preocupação de saúde pública no mundo.
O tema para 2013 é de pressão arterial elevada.
Silencioso assassino, crise de saúde pública global




Sobre a pressão arterial elevada

Pressão alta - também conhecida como pressão arterial elevada ou hipertensão - aumenta o risco de ataques cardíacos, derrames e insuficiência renal. Se deixado sem controle, pressão alta também pode causar cegueira, irregularidades do ritmo cardíaco e insuficiência cardíaca. O risco de desenvolver estas complicações é maior na presença de outros factores de risco cardiovasculares, tais como a diabetes. Um em cada três adultos no mundo tem a pressão arterial elevada. A proporção aumenta com a idade, a partir de 1 em 10 pessoas na faixa dos 20 e 30 a 5 em cada 10 pessoas nos seus 50 anos. Prevalência de hipertensão arterial é maior em alguns países de baixa renda na África, com mais de 40% dos adultos em muitos países africanos pensado para ser afetado.

No entanto, a pressão arterial elevada é tanto prevenível e tratável. Em alguns países desenvolvidos, prevenção e tratamento da doença, juntamente com outros fatores de risco cardiovasculares, trouxe uma redução no número de mortes por doenças do coração. O risco de desenvolvimento de hipertensão arterial pode ser reduzida por:

reduzir a ingestão de sal;


comer uma dieta equilibrada;

coma certo

evitar o uso nocivo do álcool;


atividade física regular;


a manutenção de um peso corporal saudável, 


evitar o uso de tabaco.

tempo de parar 

Gols: maior consciência, comportamentos saudáveis, melhor detecção, e ambientes propícios

O objetivo final do Dia Mundial da Saúde 2013 é reduzir os ataques cardíacos e derrames. Os objetivos específicos da campanha são: de sensibilização para as causas e consequências da hipertensão arterial; para fornecer informações sobre como prevenir a pressão alta e complicações relacionadas; encorajar os adultos para verificar sua pressão arterial e seguir os conselhos de profissionais de saúde; encorajar o auto-cuidado para prevenir a pressão alta; para fazer a medição da pressão sanguínea acessível para todos, e para incitar as autoridades nacionais e locais para criar ambientes propícios para comportamentos saudáveis.

Visão global

Sobre a hipertensão, publicado por ocasião do Dia Mundial da Saúde 2013, descrito  no início do século 21, a hipertensão é um problema de saúde pública global. Ele descreve como a hipertensão contribui para a carga de insuficiência cardíaca curso da doença, e insuficiência renal e morte prematura e incapacidade. Também explicado como a hipertensão é tanto prevenível e tratável e como os governos, profissionais de saúde, sociedade civil, sector privado, famílias e indivíduos podem unir forças para reduzir a hipertensão e seu impacto.

Sobre WHO ( OMS )

Direção coordenação autoridade de saúde dentro do sistema das Nações Unidas. Ele é responsável por prover liderança em questões de saúde globais, definição da agenda de pesquisa em saúde, estabelecer normas e padrões, articulando opções políticas baseadas em evidências, fornecendo apoio técnico aos países e acompanhar e avaliar as tendências de saúde.

No século 21, a saúde é uma responsabilidade partilhada, envolvendo o acesso equitativo a cuidados essenciais e de defesa coletiva contra as ameaças transnacionais.


Para marcar o Dia Mundial da Saúde em 07 de abril, a WHO (OMS) está pedindo intensificação de esforços para prevenir e controlar a hipertensão, também conhecida como pressão arterial elevada. Mundialmente , a pressão arterial elevada é estimado para afetar mais de um em cada três adultos com idades entre 25 e mais, ou cerca de um bilhão de pessoas. A hipertensão é um dos principais contribuintes para a doença cardíaca e acidente vascular cerebral - que, juntos, formam o número um do mundo , causa de morte prematura e incapacidade.


Extraido do site http://www.who.int/en/



E deixo aqui registrado 


Por que devemos ter cuidado com a nossa saúde? A Bíblia diz em 1 Coríntios 6:19-20 “Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo.” 
Que deseja Deus para a nossa vida? A Bíblia diz em 3 João 2 “Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai à tua alma.” 

Beijinhos
Deus abençõe sua vida 
Clarina

7 comentários:

Ana Cristina Thomé disse...

Boa tarde flor! Vim conhecer o seu cantinho e também ler a sua postagem. Parabéns pelo lindo blog e pela postagem. Infelizmente a nossa saúde se encontra muito doente, mas tenho fé que um dia tudo mude. Já estou te seguindo. Se você quiser conhecer o meu será muito bem vinda. Tenha uma linda semana. Bjs
Cantinho by Giuly's
www.excessodegostosura1.blogspot.com.br

Sol Oliveira disse...

Bom dia Amiga!
Obrigada por participar!!
Muita saúde pra você!

Art & Scraps
Arte e Rabisco

Sol Oliveira disse...

Bom dia Amiga!
Obrigada por participar!!
Muita saúde pra você!

Art & Scraps
Arte e Rabisco

Toninha Borges disse...

Parabéns pela postagem amiga adorei o conteúdo sobre a pressão arterial.
Eu mesmo estou com problema de pressão alta, mas os médicos dizem que é emocional e é eu que tenho que controlar além da medicação.
Bju

Paulinha disse...

Oi Clarina, vim espiar sua postagem e adorei as dicas de prevenção da Hipertensão Arterial, que servem pra evitar outras doenças também.
Bjkas e Bom Final de Semana.

Ana Brito disse...

Olá Clarina,boa noite!Realmente cuidar da saúde é fundamental!Bela Postagem.Bjo!

Ana Brito disse...

Seu blog é nota 10!Parabéns!!!!

Seguir por email

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...